Blogue

12-06-2014 17:57

PowerPoint sobre Métodos Contracetivos

PowerPoint para ajudar contra a gravidez na adolescência

 

12212121211212 (2).pptx (1998317)

06-06-2014 15:08

Problemas com a Culpa e a Vergonha

Muitos adolescentes não sabem como lidar com as conseqüências de seus pecados e algumas vezes praticam formas prejudiciais de arrependimento com base nas obras.

É crucial que aprendam que o único “pagamento” aceitável por seus pecados é o sacrifício de Jesus na cruz, e que é exatamente o local aonde devem levar sua culpa ou vergonha.

Ajude os adolescentes a compreenderem a diferença entre esquecer e perdoar, e mostre-lhes como confiar em Cristo para obterem o livramento.

 

06-06-2014 15:06

Problemas com os Pais

Para alguns adolescentes o controle dos pais é uma grande preocupação.

Alguns deles sentem que cada passo que dão é observado e condenado.

Como pai, sei o que é controle excessivo. Estou convencido de que isso é prejudicial.

Estou tentando aprender a como incentivar o bom comportamento e a como criar menos normas e regulamentos com meus filhos.

 

06-06-2014 15:06

Pressões na Escola

O maior fator de estresse para os adolescentes é seu desempenho na escola.

De acordo com a pesquisa do About.com,com mais de 6 mil adolescentes, “a pressão acadêmica” de longe é a maior fonte de estresse – mais de 4 em 10 adolescentes (43%) relataram isso.

 

06-06-2014 14:55

Suicídio na Adolescência

Muitos transtornos da adolescência podem se manifestar com comportamento suicida.

Tentativas ou ameaças de suicídio podem aparecer.

Alguns comportamentos de exposição e risco (dirigir em alta velocidade ou embriagado, envolvimento em brigas ou em atividades de risco, entre outras) também podem ser sinais de comportamento suicida na adolescência, mesmo sem a manifestação explícita dessa intenção.

O comportamento impulsivo do adolescente, acarreta um risco maior de tentativas de suicídio mesmo na ausência de sintomas depressivos ou uma clara ideação suicida, o que torna o adolescente muito mais vulnerável a este tipo de comportamento.

 


 

06-06-2014 14:15

Alcoolismo na Adolescência

O problema do alcoolismo na adolescência é cada vez mais alarmante pois cada vez mais cedo os jovens começam a beber e mesmo sem moderação.

A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no mundo, e o alcoolismo, que dela resulta, é um sério problema de saúde pública mundial.

Pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool no cérebro dos adolescentes mostram que essa substância, consumida em quantidade não moderada, afecta as regiões do cérebro responsáveis por habilidades como memória, autocontrole e principalmente a motivação.

 Estes factores estão relacionados com a capacidade de aprender dos adolescentes por isso o álcool influencia negativamente o rendimento escolar.

Conclui-se que o consumo de álcool em larga escala na adolescência pode levar o adolescente, na sua vida adulta, a ter dificuldades para, entre outras coisas, tomar decisões e definir o que é certo ou errado para si.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), consideram-se beber moderadamente os homens que consomem menos do que 21 unidades de álcool por semana e mulheres que consomem até 14 unidades de álcool por semana.

Cada unidade de álcool equivale à 10g de álcool, por exemplo 350ml de cerveja com 4% de álcool equivale à 1,5 unidades de álcool. Resumindo, os homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia (ao longo do dia) e mulheres 1 lata.

Claro que tais valores são relativos aos adultos de modo a que não se deve beber álcool na adolescência pois o fígado não está tão bem preparado para limpar o sangue.

Efeitos Maléficos do álcool


Esta talvez a parte que mais interessa os jovens pois muitos já começaram a beber seja por influência dos amigos ou por decisão própria e então querem saber quais os riscos que tal modo de vida pode levar.
 
Foi comprovado que o consumo moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina no peito, fracturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, cancro no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite.
 
O consumo moderado também pode dificultar a memória e o aprendizado, e até piora a pontuação em testes de QI.

Por isso se queres ter uma vida saudável não bebas, claro que se quiseres faz isso com moderação e não na tua adolescência.

 

 


 

 

 

 

 

06-06-2014 14:01

Bullying

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos.

 A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.

O bullying geralmente é feito contra alguém  que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita.

A vítima geralmente teme os agressores, por serem  violentos e opressores.

O bullying é praticado em qualquer ambiente, ou seja, na rua, na escola, na igreja, no clube etc.

 Muitas vezes é praticado por pessoas dentro da prória casa da vítima.

 

Os tipos de bullying são:

Intimidação física;

Intimidação verbal;

Bullying indirecto;

Cyberbullying;

Bullying emocional;

Bullying Sexual;

 

https://www.youtube.com/watch?v=TUjY-KIYTJQ

 

06-06-2014 13:53

Gravidez na Adolescência

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida.

 Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade.

Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas.

Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade.

 Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.

 

05-06-2014 17:55

Cada vez mais adolescentes fumam

De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdada de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.

Estes são alguns dos resultados de um estudo da autoria de Sílvia Fraga, investigadora da FMUP, que servem de mote a um evento organizado pela Faculdade de Medicina, dirigido a Escolas, no Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado na próxima terça-feira. A iniciativa tem como tema «Consequências do Tabagismo na Adolescência» e decorre entre as 10h e as 13h, na Aula Magna da FMUP.
 

De acordo com Teresa Duarte, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da FMUP, “com esta iniciativa, pretende-se alertar os mais novos para as consequências do acto de fumar a curto e médio prazos”, ajudando os jovens a resistirem à pressão do grupo, identificada pelos investigadores da FMUP como um dos factores mais importantes para a iniciação do tabagismo na adolescência.

Num estudo prévio, em que 2036 adolescentes de 13 anos foram avaliados quantitativamente no âmbito do Projecto EPITeen, da FMUP, mostrou-se que 19,9 por cento dos adolescentes já tinha experimentado fumar, 1,8 por cento faziam-no ocasionalmente e 1,3 por cento fumava pelo menos um cigarro por dia.

Estes resultados foram complementados com um estudo qualitativo, em que 30 desses adolescentes (15 rapazes e 15 raparigas) foram entrevistados com o objectivo de avaliar as representações sociais subjacentes ao comportamento de fumar.

 

 

OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

Crie o seu site grátisWebnode